domingo, 12 de dezembro de 2010

Necessidades, prioridades e desejos




Já chegamos no final do ano... Será que ainda dá tempo para planejar, reorganizar e recomeçar? Eu digo que sim, todos os dias temos uma noca oportunidade, então, vamos aproveitá-la. Podemos terminar 2010 um pouco frustrado por não termos conseguido atingir algum objetivo traçado no início do ano, mesmo após várias tentativas: não conseguimos sair do vermelho, não conseguimos emagrecer, não pudemos realizar aquele sonho, etc etc etc.

Respire fundo e olhe para frente. Reavalie o planejamento que fez e o refaça, reorganize.

"Cássia D'Aquino, especialista em educação financeira, diz que precisamos entender as relações do humano com o consumo, precisamos nos conhecer."

A sociedade tem passado a idéia de que prazer é felicidade, e que precisamos satisfazer todos os nossos desejos para alcançá-la. É justamente ai que começam nossos problemas e frustrações. De repente a sociedade fala: "não, não, você compra já o carro e paga em 60 meses"... E aí a felicidade acabou, porque veio o carro, mas veio a dívida também.

Temos feito muita confusão entre quem somos e o que consumimos, na expectativa de dar aos outros a impressão de que somos as coisas que consumimos.

a confusão entre o ser e o querer que o outro pense que eu sou. É um jogo de engano, porque você imagina que está convencendo os outros de alguma coisa que você é, o que faz disso um esforço permanente para comprar o jeans que vai fazer com que o outro pense que eu sou , o celular que fará com que o outro pense que eu sou. E nós acabamos vivendo em função do que fantasiamos que é a expectativa do outro. Um jogo no qual a gente acaba perdendo muito dinheiro e muita energia.

Não suportamos estar com quem somo, com as nossas possibilidades, por isso que tantas vezes buscamos ser o que não se é, porque não suportamos ser quem somos.

É preciso buscar autoconhecimento, uma forma bem prática é colocar no papel seus planos, seu futuro, e o que quero e principalmente onde quero chegar. É o momento em que a pessoa se dá conta do que tem feito com a vida dela, quais são os seus objetivos, que vida que ter daqui a um ano, 15 anos e como pretende chegar lá. Na maior parte do tempo a gente vive somando dias, 10 anos se passam e você não percebe.

Na medida em que percebe ser capaz de mudanças, a pessoa fica interessada em mudar mais ainda, porque se sente compensada pela percepção de que é uma pessoa com controle da própria vida e isso traz um bem-estar imenso.

Uma sugestão é que você mantenha a atenção e direcione seus pensamentos. Organize e sincronize seus pensamentos com os sentimentos e certamente fará boas escolhas.

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada